Coordenador : Renata Gonçalves Faisca
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 399053.2206.236019.05102023
Departamento/Setor: TEC
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público alvo do projeto é composto por docentes, discentes, servidores públicos, além de membros das comunidades e grupos comunitários.
Local de atuação: Comunidades do Município de Niterói e UFF
Objetivo
Como objetivos deste projeto de extensão, destacam-se: - Realizar ações para melhorias da infraestrutura urbana e habitações com o uso da tecnologia BIM em Comunidades do município de Niterói, localizado no estado do Rio de Janeiro, e que sirvam como um projeto piloto para as demais comunidades do Brasil. - Desenvolvimento de pesquisas atreladas ao uso da metodologia BIM. - Estudar a infraestrutura e as habitações das comunidades de Niterói para acompanhar o crescimento urbano desordenado de algumas áreas e propor soluções técnicas adequadas com base nos fundamentos praticados nas áreas de arquitetura e engenharia civil. - Contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população que habita em áreas precárias. - Avançar com parcerias entre a Universidade e demais órgãos públicos para propor soluções capazes de contribuir com o bem estar das populações menos favorecidas.
Resumo
O projeto tem como objetivo colaborar com a melhoria das condições de vida, habitabilidade e acessibilidade, resgatando a autoestima da população residente nos núcleos urbanos precários, observando as especificidades de cada local. Pretende-se realizar ações para melhorias da infraestrutura e das habitações das comunidades do município de Niterói, localizado no estado do Rio de Janeiro, por meio de um projeto piloto desenvolvido pela comunidade acadêmica e com a colaboração das comunidades particpantes. A partir de tecnologias digitais como a metodologia BIM (Building Information Modeling) ou Modelagem da Informação da Construção, um banco de dados com as condições das moradias das comunidades serão registradas para posterior uso em ações que possam colaborar com o desenvolvimento destes núcleos. A ideia é o envolvimento das comunidades, alunos, docentes, servidores públicos, engenheiros civis e arquitetos para troca de informações e inovações nas áreas da construção civil e tecnologia social.